Antes de explicarmos como o Carteiro Amigo irá digitalizar as favelas do RIO, iremos entender o que é e como funciona! O CEP (Código de Endereçamento Postal) é um sistema de códigos que visa facilitar o processo de encaminhamento e entrega de correspondências através da divisão do país em regiões postais.

Foi criado em 1972 e tinha apenas cinco dígitos. Atualmente, é composto por oito dígitos, cinco de um lado e três de outro. Exemplo: 00000-000.
Ele serve para identificar o endereço do destinatário da correspondência, facilitando a sua entrega. Pode estar relacionado a uma região, um bairro específico, ou até mesmo o prédio do destinatário da correspondência.


Mas o que é CEP digital? 

Nós do Carteiro Amigo, adotamos o Plus Code do Google que funciona como endereços físicos. Trata-se de uma tecnologia de endereçamento digital, que tem como missão beneficiar milhares de pessoas que vivem em comunidades.





Como ele funciona?

Ele ajuda a encontrar e usar um endereço digital simples e a definir um local específico para um endereço convencional para que possamos mapear digitalmente cada uma das residências que estão em áreas restritas, com a finalidade de conseguirmos a localização exata, e em seguida realizar as entregas dos moradores na porta de suas casas. A falta de CEP acaba levando esses moradores serem invisíveis em empresas de logística e marketplaces.

Essa tecnologia pode beneficiar os moradores trazendo mais tranquilidade e segurança para que tenham liberdade em pedir seus produtos na internet e recebê-los no conforto de sua casa. Além disso, com um CEP Social podem utilizá-los para outras finalidades, como: ter conta de energia elétrica, saneamento básico, abertura de conta bancária e comprovante de residência.


Mapeamento por zona
A ideia é que inicialmente todas as ruas e vielas da comunidade da Rocinha sejam mapeadas e contempladas com uma TAG adesiva dividida por cor. As casas e os pontos comerciais que sejam clientes do Carteiro Amigo, irão ganhar um código numérico atrelado a uma zona dentro da favela. Esse código funcionará como coordenada para a localização desse usuário por parte dos nossos entregadores. É importante salientar que o Plus Codes que utilizamos do Google converte a latitude e a longitude de qualquer ponto no bairro em um código único e público, servindo como um CEP digital alternativo. 

Os moradores clientes serão orientados a usar o código que oferecemos na área de ponto de referência, no endereço de entrega de seus pedidos. Todas essas entregas serão centralizadas no CEP de cada agência comunitária Carteiro amigo dentro de uma favela, para na sequência possam ser entregues para os clientes.

Mas afinal, como eu uso na prática o CEP Social do Carteiro Amigo?

Você precisará ser assinante do Carteiro Amigo. E próximo passo é você escolher o seu marketplace favorito, em seguida, deverá inserir o endereço de entrega, aqui orientamos você preencher com o endereço da unidade do Carteiro Amigo da sua região, pedimos que insira o número da sua TAG no campo de complemento opcional que tem no pedido de endereço de todos os marketplaces.

Após a finalização da compra, é só aguardar o pedido chegar na nossa central de recebimento de pedidos do Carteiro amigo na sua região, para que possamos fazer a triagem e roteirização do seu pedido até sua casa.

Gostaria de ter o seu CEP virtual do Carteiro Amigo na sua casa?

Em breve teremos uma campanha com licenciadores na Rocinha visitando as residências para criar o seu CEP digital sem custos.